XXI Semana Interamericana da Água e XIV Semana Estadual da Água: “Impacto das enchentes em cidades ribeirinhas” (NOTÍCIA)

Na noite do dia 01 de outubro de 2014, o CAMPUS ITAQUI da Universidade Federal do Pampa participou da XXI Semana Interamericana da Água e XIV Semana Estadual da Água, atividade vinculada a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O presente evento foi cadastrado no site da Associação, como atividade na Bacia Hidrográfica do Rio Ibicui.

O evento foi organizado pelo grupo PET agronomia e pela Comissão Local de Extensão do Campus Itaqui, tendo como tema “Impacto das enchentes em cidades ribeirinhas.”

A primeira palestra ficou a cargo do Prof. Sidnei Luís Bohn Gass (Campus Itaqui/UNIPAMPA) juntamente com Bel. em Ciência e Tecnologia Dieison Morozoli da Silva e teve como título “Impacto das enchentes na cidade de Itaqui”. Foi apresentado um histórico das enchentes que ocorreram em Itaqui e também algumas iniciativas que poderiam ser tomadas para amenizar esse impacto na cidade. Observando-se que existe necessidade de informações precisas e atualizadas para a organização e tomada de decisão da comunidade.

A segunda palestra ficou a cargo do Prof. Jonas Anderson Simões das Neves (Campus Itaqui/UNIPAMPA) juntamente com a acad. do Curso de Nutrição Bethânia Rodrigues Vieira e a Bel. em Ciência e Tecnologia Dalvana Lopes. A palestra foi relacionada a “Resiliência e convivência com situações de risco: um olhar sociológico acerca da enchente em Itaqui-RS’, quando apresentaram o conceito e as aplicações da palavra resiliência, inclusive, em termos mais abrangentes como na comunidade. Em um segundo momento, apresentaram dados de um questionário semiestruturado referente a um trabalho de campo que está sendo desenvolvido com as famílias atingidas pelas enchentes. Relacionaram as respostas com a resiliência e a convivência em sociedade.

Texto produzido pelo acadêmico Gustavo Henrique Ebling Trivisiol.

Público presente no evento

Público presente no evento

Prof. Sidnei Luís Bohn Gass

Prof. Sidnei Luís Bohn Gass

Bel. em Ciência e Tecnologia Dieison Morozoli da Silva

Bel. em Ciência e Tecnologia Dieison Morozoli da Silva

Prof. Jonas Anderson Simões das Neves

Prof. Jonas Anderson Simões das Neves

Acad. do Curso de Nutrição Bethânia Rodrigues Vieira e a Bel. em Ciência e Tecnologia Dalvana Lopes

Acad. do Curso de Nutrição Bethânia Rodrigues Vieira e a Bel. em Ciência e Tecnologia Dalvana Lopes

 

Deixe um comentário